Aline Barros é um nome de referência e expressão no segmento gospel. A cantora foi a primeira evangélica no Brasil a conquistar o Grammy Latino em 2004, tendo já sido indicada por quatro vezes consecutivas também foi vencedora em 2006 e 2007. Aos 34 anos, Aline possui 20 anos de carreira com 23 álbuns gravados, incluindo quatro em espanhol, quatro em português para o público infantil e um em espanhol, sete de carreira e algumas coletâneas além de onze DVDs. Mesclando Pop, Rock e Louvor & Adoração, a cantora atrai crianças, jovens e adultos com ritmos modernos e mensagens cristãs contextualizadas.
Seu ministério como levita tem-se caracterizado pelo pioneirismo na mídia secular. Aline já foi convidada a participar, de importantes programas de televisão de (os programas de Carla Perez, Eliana, Faustão, Gilberto Barros, Hebe Camargo, Luciana Gimenez), Netinho de Paula, Raul Gil, Xuxa, Sem Censura, Ritmo Brasil, Manhã Maior, Show da Virada, entre outros), além de entrevistas em conceituados jornais, importantes revistas e também primeira cantora gospel a participar do evento "Criança Esperança", da Rede Globo e Teleton do SBT. Seu ministério tem se estendido por toda América Central e do Norte, com premiações e homenagens. Aline foi também a primeira cantora gospel a ter uma música em uma novela. A música recomeçar do CD O poder do teu Amor foi escolhida como tema da novela do horário nobre Duas Caras da Rede Globo. Hoje ela é considerada pela grande mídia uma das maiores cantoras brasileiras, com cerca de 6 milhões de discos vendidos.
Em 2010 lançou um livro autobiográfico intitulado Fé e Paixão e o DVD o Aline Barros Na Estrada que trás shows de sua ultima turnê e em 2011 Aline vem com o Belíssimo álbum Extraordinário Amor de Deus um CD de músicas inéditas voltado para o público adulto, produzido por Ricardo Feghali do grupo Roupa Nova após 3 anos divulgando o premiado CD Caminho de Milagres Ao Vivo. Os projetos futuros de Aline Barros são o CD/DVD infantil Aline Barros & Cia vol. 3 e o 4º álbum em espanhol.
Início
Filha de Ronaldo Barros e Sandra Barros, ambos pastores evangélicos com ministério na Comunidade da Vila da Penha (RJ, a pequena Aline desde muito cedo, com apenas 2 anos de idade, manifestou seu interesse pela música. Seus pais logo perceberem o talento musical da menina, que aos 9 anos, já acompanhava o pai e o Ministério de Louvor da Comunidade da Vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Pouco depois, Aline passou a fazer parte da equipe de louvor, participando de algumas gravações. E com 14 anos, Aline gravou a primeira canção solo "Tua Palavra", no CD da Comunidade (na época, do elenco da MK Music). O resultado foi surpreendente: 45 dias na parada de sucessos das rádios evangélicas do Rio de Janeiro. Aos 16 anos, "Consagração" selou de vez o nome de Aline na música gospel. Sucesso em todo Brasil, ficou nove meses em primeiro lugar em execução nas rádios, além de ser cantada pelas igrejas de todo o país. A canção projetou o ministério da cantora e foi um marco para o louvor congregacional. Aos 18 anos, ela iniciou seu ministério solo com o álbum Sem Limites e não parou mais.Carreira solo
Em 1995, aos 18 anos, Aline grava o seu primeiro trabalho, "Sem Limites" por um selo independente (Anos depois, em março de 1999, esse mesmo álbum foi relançado pela AB Records). Em janeiro de 1998, grava seu segundo CD, "Voz do Coração" e, em dezembro de 1998, lança um CD comemorativo com 4 faixas ("Canções de Natal") . Em outubro de 1999, Aline realiza um grande sonho: grava um CD só para o público infantil, chamado "Bom é ser criança". Em julho de 2000, lança uma coletânea intitulada "Millenium", produzido pela Indie Records e distribuído pela Universal Music, formando assim uma união entre três grandes gravadoras (Indie Records / Universal Music / AB Records) em torno de seu nome. E, em dezembro de 2000, lança o CD "O poder do teu Amor", outro grande sucesso. Em novembro de 2005, lança uma coletânea romântica, com título "Eterno Amor". Em dezembro do mesmo ano, lança "Mensagem de Paz", com Cid Moreira. Um novo trabalho infantil foi lançado em maio de 2002. "Bom é ser criança vol. 2" ficou tão bom quanto o primeiro, trazendo para as crianças ritmos de louvor diferentes até então, como country, baladas e dance musics. Em dezembro de 2002, Aline Barros traz para o mercado uma novidade: um CD gravado ao vivo, com direito a vídeo (VHS) e DVD, no evento "Jesus Vida Verão", realizado todos os anos na Praia da Costa, em Vila Velha, no Espírito Santo (O público estimado naquela noite esteve próximo de 45 mil pessoas). Com 14 faixas, foram selecionadas as melhores canções de todos os seus CDs.Em 2003, chega ao mercado o seu novo CD, intitulado "Fruto de Amor". Nesse trabalho, Aline Barros mostra que a unção de Deus continua sobre seu ministério, principalmente com a música "Digno é O Senhor", uma das mais executadas nas emissoras e nas igrejas do Brasil. Na fase final da produção, ela contou também com a participação especial de PG, da banda Oficina G3, para a canção "Cantarei Desse Amor" (uma versão adaptada a partir do original estadunidense I Could Sing of Your Love Forever, realizada pela própria Aline Barros).
Reconhecimento no exterior
Realmente é possível perceber a mão de Deus sobre toda a trajetória de Aline Barros. Com seu carisma e sua voz ungida e abençoada, Aline tem, cada vez mais, quebrado barreiras por meio de seu ministério. Em dezembro de 2000, Aline foi convidada pela gravadora estadunidense Integrity Music para participar do álbum em espanhol "Más de Ti", gravado ao vivo em Miami, Estados Unidos, junto com Paul Wilbur, Don Moen e uma grande equipe de músicos, como o baterista Chester Thompson (Phil Collins), o baixista Abraham Laboriel, o guitarrista David Cabrera (Ricky Martin) e o saxofonista Justo Almário (Rick Pantoja). No álbum, ela canta seis canções, sendo algumas em solo e outras em duetos. Esse CD foi produzido por Tom Brooks, da Hosana Music, para o mercado gospel internacional, e Aline, mais uma vez, foi usada por Deus para abrir portas, sendo a primeira cantora brasileira de música gospel a lançar um CD internacional. Ela recebeu convite para ministrar em Roma (Itália), para cantar em um evento que reuniu grandes ministros de louvor de todo o mundo, entre os quais, Ron Kenoly.No final de 2001, veio o convite, também por intermédio de Tom Brooks, para cantar na maior igreja protestante do mundo, localizada na Coréia do Sul, junto com ministros de louvor de todas as partes do planeta. O propósito central deste encontro, chamado "Worship Explosion 2001", foi ministrar e orar pela unificação das duas Coréias. Foram três noites de louvor e adoração, ao lado de grandes ministros de louvor, como Ron Kenoly (EUA), Leann Albrecht (EUA), Rick Muchow (EUA), Jeff Deyo (EUA), David Moyse (Austrália), Chris Bowater (Inglaterra) e Bob Fitts (Hawai). Ainda outros músicos, como Abraham Laboriel, Paul Jackson Jr., Tom Brooks, Sheila E., Justo e Chester Thopson, também fizeram parte desse épico evento.
Aline também foi convidada para ministrar na Venezuela, onde participou da Segunda Conferência Internacional de Livreiros e ministrou em grandes igrejas locais, além de participar de programas de Rádio e TV.
Em julho de 2003, Aline Barros esteve cantando em Londres, na Inglaterra. No mês de novembro do mesmo ano, foi convidada a ministrar em Porto Rico, em algumas igrejas de cultura espanhola.
Consagração internacional
Com o grande sucesso do CD "Más de Ti", em maio de 2000, que ficou em primeiro lugar nas radioemissoras de idioma hispânico nos Estados Unidos, a cantora lançou em maio deste ano o seu segundo álbum em espanhol, chamado "El Poder de Tu Amor", gravado ao vivo. Esse novo trabalho já está gerando frutos. Aline concorreu a várias premiações com esse CD, tendo sido indicada pela TV estadunidense "Enlace" a prêmios musicais de "Melhor Interprete", "Revelação" e "Música do Ano". Com a canção "Dios Es Alegre", concorreu, pelo sítio www.lachristianexpo.com, como melhor álbum. Concorreu, também, ao premio "La Conquista", como Melhor Álbum de Louvor e Adoração Espanhol. Esse CD, "El Poder de Tu Amor", foi lançado pela Integrity Music para o mercado internacional e é distribuído no Brasil pela AB Records.Aline recebeu moção honrosa das mãos do prefeito de Miami, como reconhecimento à contribuição que ela tem dado a toda juventude por meio das canções que interpreta, além do exemplo que ela tem sido para os jovens de sua geração. Outra premiação relevante foi dada por um dos meios de comunicação mais conceituados no mercado fonográfico e musical do planeta, a Revista Billboard.
Em espanhol, Aline lançou também os CDs "Aline", "Fiesta en el Jardin" e "Refréscate", todos premiados e reconhecidos, e vem preparando um novo disco com algumas músicas em inglês.
Aline Barros é uma Mezzo-soprano, apesar da cor de sua voz apresentar uma cor bem aguda sua projeção fica "restrita" a gama de registros médios. Após uma lesão nas pregas vocais ela trabalhou seu registro no grave para compensar sua perca de agudos. Aline Barros, em entrevista: "De repente eu comecei a ficar rouca e já não conseguia atingir as notas mais altas, mais agudas, e não conseguia mais cantar, como antes, as músicas antigas. Segundo os médicos, havia uma fenda nas minhas cordas vocais, e só restavam 5% de toda minha capacidade vocal. A recomendação era que eu não cantasse por pelo menos três meses e mesmo assim o CD saiu. Esta foi uma experiência única que passei e representa a prova da fidelidade de Deus para com seus filhos." Com base em suas performances notamos que sua tessitura abrange cerda de 2 oitavas, o que não quer dizer que essa seja sua extensão. No início de sua carreira ela explorava o registro mais agudo, entretanto vale a pena ressaltar que ela iniciou sua carreira com os 16 anos idade em que a voz não está com a musculatura completamente desenvolvida, o que podemos deduzir que seja um dos fatores ligados ao problema vocal posterior.
Nota mais aguda: F4 Música/(Crer pra ver) Nota mais grave: C#2 Música/(Deus confirmou)
Observação: Aos leigos digo que o fato de se emitir notas agudas não é o suficiente para definir uma classificação vocal, Yma Sumac emitia notas de soprano ligeiro porém era contralto, no canto popular essas definições se tornam mais relativas por não se explorar uma gama muito grande de registros, portanto todas as informações relacionadas a voz de Aline não são absolutas, pois seria necessário um trabalho vocal que demandaria tempo o que poderia resultar em várias possibilidades.
Grammy Latino e MK music
Aline Barros foi a primeira cantora gospel ganhadora do Grammy Latino na categoria de Melhor Álbum de Música Cristã, em língua portuguesa, com o disco "Fruto de Amor" lançado pela AB Records. "Fruto de Amor" foi gerado em meio a momentos especiais na vida de Aline, como a chegada do primeiro filho, Nicolas, e a notícia de que não poderia mais cantar, devido a um problema nas cordas vocais. Mas nem mesmo uma sentença como esta parou a cantora, que, direcionada por Deus, não se abalou pelas circunstâncias e gravou o álbum. A colheita deste ato de fé e ousadia, rendeu testemunhos como a restauração de sua voz e, agora, a conquista do Oscar da música latina. foi em 2004 que Aline assina um contrato com a maior gravadora gospel da américa latina MK Music.
Mais Indicações
Em 2005, Aline Barros foi indicada novamente ao Grammy Latino, pelo álbum "Som de Adoradores Ao vivo"; em 2006, a cantora mais uma vez figura entre os que concorrem ao prêmio, foi indicada em duas categorias: Melhor Álbum de Música Cristã em Espanhol, com Aline, e Melhor Álbum de Música Cristã em Português, com Aline Barros e Cia com o qual foi vencedora pela segunda vez ao prêmio. Em 2007 Aline vence pela terceira vez o Grammy Latino com o álbum Caminho de Milagres e em 2008 foi novamente indicada em duas categorias, com o álbum "Refréscate" (uma produção internacional pela Integrity Music) e o álbum infantil Aline Barros e Cia Vol. 2, sucesso de vendas em todo Brasil.Aline Barros foi indicada ao prêmio Arpa, concedido pela Academia Nacional de Música e Artes Cristãs do México. O CD Fiesta en el Jardin concorre como Melhor Álbum Infantil, na quarta edição da premiação. O álbum em espanhol é uma versão do segundo volume de Bom é ser criança, certificado com Disco de Platina no Brasil.
Recentemente Aline Barros foi indicada com a música "Sonda-me, usa-me" ao prêmio de música digital por expressividade de vendas.
Já tendo publicado Reflexões de paz em 2001, o casal Aline e Gilmar publicou, em 2004, o livro Muito Mais Que Um Sonho, que chegou ao mercado cercado de expectativas. Baseado em testemunhos reais de força, perseverança, poesia, esperança, desafios, limites, decisões, obediência, perspectiva, amizades sinceras, superação, sonhos, além de fé, amor e como se conheceram. A obra relata também um pouco da vida de Gilmar Santos, as suas histórias de vida, suas lutas e perseverança, sua conversão ao Evangelho, o seu ministério, os projetos, sua fé inabalável em Cristo etc.. A introdução tem ainda o testemunho de um pentacampeão mundial de futebol: o capitão Cafú, um dos melhores amigos do casal. É obra que retrata momentos importantes na vida de dois dos principais ícones do meio evangélico nos últimos anos.
Nos anos seguintes, vieram a lume as obras O poder da esposa que ora (2009), Álbum do bebê (2009) e, mais recentemente, Fé e Paixão (2010).
Discografia:
- 1995 – Sem Limites
- 1998 – Voz do Coração
- 1998 – Canções de Natal
- 1999 – Sem Limites (Nova edição)
- 2000 – O poder do teu Amor
- 2003 – Fruto de Amor - (Vencedor do Grammy Latino 2004)
- 2004 – Som de Adoradores Ao vivo - (Indicado ao Grammy Latino 2005)
- 2007 – Caminho de Milagres Ao vivo - (Vencedor do Grammy Latino 2007)
- 2011 – Extraordinário Amor de Deus
Infantil:
- 1999 – Bom é ser criança
- 2002 – Bom é ser criança vol. 2
- 2005 – Aline Barros & Cia (Vencedor do Grammy Latino 2006)
- 2008 – Aline Barros & Cia vol. 2 (Indicado ao Grammy Latino 2008)
- 2011 – Aline Barros & Cia vol. 3
Internacional:
- 2000 – Más de Ti
- 2003 – El Poder de Tu Amor
- 2005 – Aline (Indicado ao Grammy Latino 2006)
- 2005 – Fiesta en el Jardín (Indicado ao prêmio Arpa 2005)
- 2008 – Refréscate (Indicado ao Grammy Latino 2008) / (Vencedor do 40º Dove Awards 2008)
Coletaneas e outros:
- 2000 – millenium
- 2001 – Eterno amor
- 2000 – Companheiras de louvor
- 2001 – Mensagem de paz
- 2001 – Explosão de adoração ao vivo
- 2002 – Jesus vida verão ao vivo
- 2003 – Caminhos da fé
- 2004 – Eterno amor vol. 2
- 2004 – Duetos com Aline Barros
- 2005 – O melhor de Aline Barros
- 2005 – 10 anos de louvor e adoração
- 2008 – Aline Barros para bebes
- 2008 – consagração
- 2008 – Duetos com Aline Barros (Nova edição)
- 2008 – O melhor da música Gospel
- 2009 – som Gospel
- 2009 – Deus do impossível
DVDs:
- 2001 – Aline barros In Korea
- 2002 – Jesus Vida verão ao vivo
- 2005 – Galerinha canta com Aline Barros
- 2005 – Som de adoradores Ao vivo
- 2006 – Aline Barros & cia
- 2007 – O melhor da música Gospel Infantil
- 2008 – O melhor da música Gospel
- 2008 – Caminho de milagres ao vivo no maracanãzinho
- 2008 – Karaokê Aline Barros & Cia.
- 2009 – Coletânea Aline Barros
- 2009 – Aline Barros & cia vol. 2
- 2010 – Karaokê Aline Barros & Cia. vol. 2
- 2010 – Aline Barros na Estrada
Participações:
(Músicas inéditas)- 1992 – CEVP (CD "Tempo de Guerra") – Tua Palavra / Participação de Aline no backing vocal
- 1994 – CEVP (CD "Tempo de Adoração") – Consagração / Louvor ao Rei / Um novo Espírito / Participação de Aline no backing vocal
- 1995 – Xuxa (CD "Luz no Meu Caminho") – Crer pra ver
- 1997 – Ron Kenoly (CD The Best Of Ron Kenoly) – More of you
- 1998 – CEVP (CD "Tudo se Fez novo") – A mais pura unção / Participação de Aline no backing vocal
- 2002 – Marcelo Manhãs (CD "Portal da Vida")
- 2003 – CD "Explosão e adoração" 2003 (CD Worship Explosion) – I Could Sing of Your Love Forever / Worth is the Lamb
- 2004 – Coletânea MK (CD "Paixão de Cristo") – Adonai Abapai
- 2005 – Coletânea MK (CD "Clubinho Mkids") – O Clubinho
- 2005 – Coletânea MK (CD "Amo Você vol. 11") – Seremos Sempre Um
- 2006 – Coletânea MK (CD "Amo Você vol. 12") – Meu Eterno Namorado
- 2006 – Coletânea MK (CD "Janelas da memória") – Quero viver algo novo
- 2006 – Quatro por um (CD "Um Chamado") – Jesus em tua presença
- 2006 – Tempero do Mundo (CD "Louva Brasil") – Caminho da Fé
- 2007 – Coletânea MK (CD "Amo Você vol. 13") – Soube que me amava
- 2007 – Eyshila (CD/DVD "Até tocar o céu") – Tu es Adorado
- 2008 – CEIZS (CD/DVD "Confiarei") – Emanuel / Deus da minha salvação / Salvação do Mundo
- 2009 – Coletânea MK (CD "Amo Você vol. 15") – Deus confirmou
- 2009 – Coletânea MK ("Celebrando o Natal") – Gloria in excelsis Deo
- 2010 – Coletânea MK (CD "Amo Você vol. 16") – Nosso Lar
Prêmios:
Brazilian IP Award
Na premiação Brazilian International Press Award (Brazilian IP Award):- 2008 – Melhor Show Gospel Brasileiro na Categoria Arte, Cultura e Comunidade
Dove Awards
Grammy Latino
- 2004 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Fruto de amor
- 2005 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Som de Adoradores
- 2006 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Aline Barros & Cia
- 2007 – Melhor álbum de música cristã de língua portuguesa – Caminho de Milagres
Troféu Talento
- 1996 – Revelação feminina
- 1998 – Cantora do Ano
- 2002 – CD Infantil – Bom é ser criança vol. 2
- 2004 – Melhor CD Pop – Fruto de amor
- 2005 – Destaque 2004
- 2006 – Projeto gráfico infantil – Aline Barros & Cia
- 2006 – Álbum coletânea – 10 anos de louvor e adoração
- 2007 – Desataque 2006
- 2008 – Álbum ao vivo – Caminho de Milagres
- 2008 – Cantora do ano
- 2009 – Intérprete do ano
Turnês
- 2004 á 2006 – Som de Adoradores Tour
- 2007 á 2010 – Caminho de Milagres Tour
- 2009 – Norte / Nordeste
- 2011 – Extrordinário Amor de Deus Tour.